Novidades
Capa » Tecido » Receitas simples para engomar tecido

Receitas simples para engomar tecido

Gomas para tecidos são fáceis de fazer e temos algumas dicas de receitas.

Se você faz artesanato para vender ou para uso próprio, tem que saber como engomar tecido. As peças engomadas trazem requinte e ficam muito bonitas em qualquer ambiente.

Existem três técnicas para engomar tecidos, que vamos compartilhar com vocês, dentre elas estão a cola branca, termolina leitosa e amido de milho

Como engomar tecido

– A primeira dica vamos utilizar amido de milho.
Sendo 01 colher de amido de milho para 250 ml de água, misture o amido na água fria e leve ao fogo mexa sem para até engrossar e ficar com aspecto transparente. Após molhe o tecido a ser engomado e mergulhe na goma cobrindo-o por inteiro. Deixe o tecido secar numa superfície plana.

Obs: Esta receita é para um tecido pequeno, caso seja outro tamanho de tecido, aumente a proporção dos ingredientes.

– A segunda dica vamos utilizar termolina leitosa
São 2 colheres de termolina leitosa para uma colher de água fria. Misturar bem, e após aplicar no tecido até que fique completamente molhado, deixar secar num lugar plano e após seco, passar com ferro em temperatura média.

– Terceira dica iremos utilizar a cola branca
Para 1 parte de água, colocamos 2 parte de cola branca, após mergulhar o tecido nessa mistura e novamente deixar secar em local plano. Caso não queira mergulhar poderá usar um pincel para aplicar o produto.

Engomar é fácil e simples, e os produtos discriminados acima são fáceis de achar e fazer, não esquecendo portanto de aumentar a quantidade da receita conforme o tamanho do tecido.

Aspecto engomado, sem utilizar goma

Agora se você não quiser usar goma, existe uma maneira de deixar seu guardanapos e toalhas impecáveis, como se tivesse engomado. A receita é simples, é só colocar 50ml de álcool(uso doméstico) e 150ml de água em um borrifador, misturar e aplicar ao tecido, em seguida ir passando o ferro em temperatura média.

*imagens ilustrativas da internet

?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Scroll To Top