Home » Reciclagem » Como fazer pipas: 6 materiais e um vídeo tutorial

Como fazer pipas: 6 materiais e um vídeo tutorial

Veja nesta matéria como fabricar uma pipa, alguns modelos e quais os cuidados que você deve ter para soltar pipa com seus filhos em parques e sítios.

O período de férias escolares está chegando, e com isso diversas crianças pelo Brasil afora vão ter um tempo extra para ficar em casa brincando com os amigos.

E hoje nossa dica especial de artesanato é para lhe ensinar como fazer uma Pipa, que é um brinquedo muito famoso entre a molecada, e que proporciona muito momentos de lazer e diversão.

A Pipa

A pipa é um brinquedo fabricado com varetas de bambu, folha de ceda, linha e tiras de plástico entrelaçadas na rabiola, formando um objeto semelhante a uma asa de avião. Depois a pipa é amarrada em uma linha, e erguida aos céus por crianças ou adultos, que se divertem fazendo manobras no ar conforme a força do vento.

Ela surgiu na época da China antiga, e ela era usada como uma arma militar. Mas com o passar dos anos, a pipa foi sendo utilizada nas brincadeiras das crianças, e atualmente é um brinquedo muito saudável, e que pode ser praticado em todas as idades.

E aqui no Brasil a pipa também recebe o nome de papagaio, carrapeta, pandorga, arraia, peixinho, papagaio de papel, lebreque, bolacha, cafifa, dentre outros, conforme a região do país e o modelo de fabricação, que pode ser mais simples ou mais sofisticado.

Como fazer pipa 6

Dicas para fazer sua pipa

Para fabricar uma pipa é preciso ter:

• Varetas de bambu ou vareta japonesa;
• Papel de ceda de várias cores;
• Linha para pipa, de preferência nº 10;
• Cola;
• Tesoura;
• Fitas de plástico para rabiola.

Como fazer pipa 7

Confira abaixo neste vídeo um tutorial que lhe ensina a fazer uma pipa tradicional para seus filhos brincarem no parque:

Conselhos para empinar pipa com segurança

Mas antes de deixar seus filhos brincarem com a pipa, é importante seguir estas recomendações:

1. Nunca brinque com sua pipa próxima de postes ou fios de alta tensão;
2. Solte pipas em parques ou sítios, para evitar acidentes;
3. Não use cerol, cortante ou outro objeto para reforçar sua linha. Estes materiais são perigosos e podem causar acidentes bem graves, principalmente com os motoqueiros;
4. Use protetor solar e boné para se proteger do sol quando for empinar sua pipa.

Modelos de pipas criativas

Veja abaixo alguns modelos de pipas bem criativas, e que podem ser feitas em casa, ou compradas em lojas especializadas:

Como fazer pipa 2

Como fazer pipa 8

Como fazer pipa 9

Como fazer pipa 4

Como fazer pipa 5

Como fazer pipa 3

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top