Home » Reciclagem » Como fazer jogos de material reciclado para as crianças

Como fazer jogos de material reciclado para as crianças

jogos de material reciclado 01

Crianças adoram brincar, e principalmente quando for ao lado de outras crianças. Mas com o passar dos anos, e com o avanço da tecnologia, muitas das antigas brincadeiras foram se perdendo, e com isso é cada vez mais comum que as crianças passem horas distraídas na frente de celulares ou tablets, e com isso acabam não vivendo a emoção das boas brincadeiras de antigamente.

Por isso hoje separamos idéias para vocês pais, mães, tias, tios, madrinhas, padrinhos, etc., criarem vários jogos simples em casa com o uso de materiais reciclados para seus filhos se divertirem bastante com outras crianças, de forma saudável e com um toque de conscientização do meio ambiente, que é tão importante para as gerações futuras.

Dicas para fazer jogos de material reciclado

Uma das idéias para fazer jogos com material reciclado é o Jogo da Memória, que pode ser feito com papelão recordado em quadradinhos, aonde um dos lados é pintado ou você pode colar adesivos personalizados, enquanto que do outro lado você vai colar figuras de animais ou mesmo letras, que podem ser encontradas na internet, e impressas aí na sua casa.

jogos de material reciclado 004

Outra dica é o tabuleiro de damas, que pode ser feito com uma placa de MDF quadrada como base (ou outros materiais), aonde serão feitos riscos que formarão o tabuleiro quadriculado (com 8 quadrados na horizontal e 8 na vertical, formando 64 quadradinhos).

Depois é só pintar metade dos quadros de uma cor e a metade em outra cor, igual um tabuleiro de damas vendido nas lojas. E para as peças basta pegar 12 tampinhas de garrafa PET verdes e 12 tampinhas vermelhas para começar o jogo com seus filhos aí na sua casa.

jogos de material reciclado 002

E tem também o jogo de boliche, que pode ser feito com o uso de 10 garrafas de plástico limpas para os pinos, e uma bola feita com massinha de modelar caseira.

Você deverá colocar algumas pedrinhas dentro das garrafas para que elas parem no chão, e depois poderá decorar ou pintar as garrafas para deixar o jogo mais colorido. Daí é só fazer marcações no quintal para que as crianças tenham uma distância mínima para arremessar a bolinha com as mãos, até derrubar todos os pinos de boliche.

jogos de material reciclado 003

Outros modelos de jogos feitos com material reciclado

São diversos os jogos que podem ser desenvolvidos com o uso de materiais reciclados, e por isso separamos abaixo alguns exemplos para inspirar a criação artesanal de todos vocês aí de casa:

jogos de material reciclado 010

jogos de material reciclado 009

jogos de material reciclado 008

jogos de material reciclado 007

jogos de material reciclado 006

jogos de material reciclado 005

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>