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Como fazer iogurte caseiro

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O iogurte é um alimento derivado do leite, que é muito nutritivo e feito a partir da fermentação do leite aonde seu açúcar natural (lactose) é transformado em ácido lático.

Ele é um alimento muito saudável, bem fácil de digerir e muito nutritivo, e trás ótimos benefícios ao aparelho digestivo, o que o torna um bom alimento para quem sofre com problemas gastrointestinais. Ele também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, e é rico em cálcio, que é muito importante para o fortalecimento dos ossos, principalmente na infância.

Iogurte Caseiro

E para ter em casa toda saúde do iogurte, separamos abaixo uma receita bem simples para vocês fazerem iogurte caseiro, que pode ser consumido em até sete dias quando bem armazenado na geladeira:

Ingredientes

• 2 litros de leite semidesnatado;
• 1 pote de iogurte integral (170g aproximadamente).

Modo de preparar

Despeje os dois litros de leite em uma panela e leve ao fogo até ferver.
Retire do fogo e deixe esfriar até que você consiga colocar o dedo por 10 segundos sem se queimar.
Caso se forme uma camada de nata por cima do leite, retire-a.
Após isso despeje o pote de iogurte e misture bem.

Tampe a panela, e cubra-a com algumas toalhas para mantê-la aquecida.
Daí é só deixar ela tampada entre 8 a 10 horas na temperatura ambiente para o leite coalhar, e seu iogurte estará pronto para consumo.

Em dias mais quentes, o tempo de espera pode ser menor, e você terá iogurte caseiro saudável e nutritivo para toda família.

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Dicas especiais

Dá pra fazer iogurte caseiro com leite desnatado também, só que neste caso ele ficará com aparência e consistência mais rala do que a receita original. E para repetir a receita você pode utilizar seu iogurte feito em casa como um dos ingredientes principais.

Após o preparo é só guardar seu iogurte na geladeira por até sete dias, e ir consumindo aos poucos ao natural, ou adoçado com açúcar, mel ou adoçante.

Ou se preferir faça uma vitamina de frutas para as crianças com seu iogurte natural, e elas terão um lanche da tarde muito mais saudável e nutritivo.

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