Novidades
Capa » MDF e Madeira » Técnica de pátina – Aprenda como fazer

Técnica de pátina – Aprenda como fazer

Confiram como é feita a técnica de pátina para personalizar artesanato em móveis antigos e MDF, e vejam alguns exemplos bem inspiradores.

A técnica de pátina é uma técnica artesanal muito apreciada em todo mundo, que consiste em dar uma envelhecida nos trabalhos artesanais de madeira, como móveis antigos e caixinhas de MDF, e que eventualmente também pode ser feita em outros tipos de materiais.

Mas ao pé da letra, a pátina é um composto químico que vai se formando ao longo dos anos em superfícies metálicas, como o metal dos veículos expostos ao tempo, ou através da adição de produtos químicos que criam esta camada sobre superfícies metálicas.

Este efeito ao longo dos anos se tornou muito valorizado, pois dá um visual antigo em esculturas de bronze, veículos, móveis e muito mais. E por isso acabou sendo incorporado também no mundo do artesanato, com resultados que imitam a pátina dos metais, com charme e muita elegância.

Técnica de pátina 003

Aprenda como fazer técnicas de pátina aí na sua casa

E pensando nisto, hoje viemos lhes mostrar algumas técnicas de pátina que vocês podem fazer aí na sua casa, e que vão deixar seus trabalhos artesanais em madeira muito mais criativos.

Técnica de pátina 007

Neste vídeo da artesã Danielle França vocês conferem três dicas super simples para fazer pátina em peças de madeira, como móveis antigos e caixas MDF, que vão deixar seus trabalhos artesanais com aquele visual envelhecido:

O legal desta técnica é que o visual de cada peça artesanal vai ter um ar retro, que está em alta na decoração de ambientes diversos.

Imagens de artesanato feito com técnicas de pátina

E abaixo vocês conferem algumas imagens de diversos objetos artesanais que foram personalizados com o uso das técnicas de pátina:

Técnica de pátina 001

Técnica de pátina 002

Técnica de pátina 006

Técnica de pátina 011

Técnica de pátina 004

Técnica de pátina 005

Técnica de pátina 009

Técnica de pátina 008

Técnica de pátina 014

Técnica de pátina 010

Técnica de pátina 013

Técnica de pátina 012

Imagens ilustrativas da internet e dos portais:A procura: http://www.aprocura.com.br, Snoring problem cure: http://snoringproblemcure.info, Elo7: http://www.elo7.com.br, Re-inventos: http://re-inventosoficinadomovel.blogspot.com.br, Mãos arteiras: http://maos-arteiras.blogspot.com.br, Blog fuxicando idéias: http://fuxicandoideias.blogspot.com.br, Iára Capraro: http://iaracapraro.com, Coisas da Zi: http://grafpi.arteblog.com.br, Ateliê da Lulu: https://lulusiricora.wordpress.com.

4 comentários

  1. Prezada,

    Super parabéns pelo belíssimo trabalho.
    Ao visitar páginas como esta, sinto que esse é o caminho que devo trilhar, quero muito aprender e dominar essas técnicas, pois, a sensação que me invade neste instante é de um encontro, ou seja, creio que minha alma se realizará com essa prática.

    Resido em Aracaju, e gostaria de saber como posso fazer para me desenvolver nesta área.

    • Olá Alexsandra, puxa muito obrigado pelo carinho. Olha postamos dicas aqui a todo instante, e creio que ao ler e acompanhar nossas matérias aos poucos você vai pegando o jeito e vai fazer lindos trabalhos artesanais aí na sua casa. Creio que o primeiro passo é escolher um estilo de artesanato, como os trabalhos com MDF, e ir aos poucos fazendo suas peças artesanais. E com o tempo você vai aprender muitas técnicas, e até criar as suas próprias, que vem com a prática. Abraços e muito boa sorte em sua jornada.

  2. Adorei essas coisas maravilhosas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Scroll To Top