Home » Culinária » Receita de panetone caseiro

Receita de panetone caseiro

Saiba como preparar uma deliciosa receita de panetone tradicional em casa para saborear com toda família e amigos neste Natal.

Receita de panetone caseiro 03

Estamos nos aproximando do Natal, época de confraternização com família e amigos, e tempo de ficarmos em paz, seguindo o exemplo do menino Jesus na manjedoura, que renasce a cada ano em todos os lares.

E nesta época, uma das comidas mais típicas que vemos em lojas e supermercados de todo país é o tradicional panetone, uma receita que tem sua origem em Milão, na Itália, e vem sendo fabricado pelo mundo afora há muitos anos, sempre com a tradicional receita de uma massa de pão doce, onde são misturadas frutas cristalizadas, que dão aquele sabor todo especial na receita.

Panetone tradicional caseiro

Por isso, hoje separamos uma receita muito especial de panetone tradicional caseiro, que vocês poderão fazer para toda família para celebrar o natal bem juntinhos:

Ingredientes:

• 1 quilo de farinha de trigo;
• 100 gramas de fermento biológico fresco;
• 200 gramas de manteiga sem sal;
• 8 gemas de ovo;
• 10 gramas de sal;
• 250 gramas de frutas cristalizadas;
• 150 gramas de uva passa;
• 6 gotas de essência de baunilha;
• 6 gotas de essência de laranja;
• 1 copo (200ml) de água.

Receita de panetone caseiro 02

Modo de preparo:

Em uma vasilha pequena, faça uma pequena massa com 100 gramas de farinha de trigo, o fermento e um pouco de água.
Deixe esta massa descansar por 15 minutos.
Depois do descanso, adicione os outros ingredientes (menos as frutas cristalizadas e as uvas passas) até obter uma massa bem macia e homogênea.

Quando a massa estiver homogênea, adicione as frutas e uvas passas, e misture até que elas fiquem aderidas a massa.

Agora deixe que a massa descanse por 20 minutos, coberta com um pano.
Depois, corte pequenos pedaços da massa e coloque-os em formas de papel próprias para assar panetone, e deixe-as descansar um pouco mais até atingirem o dobro do tamanho.

Quando o panetone crescer, pegue uma faquinha e faça um corte em cruz por cima da massa, puxe as abinhas pra fora, e coloque por cima uma colherzinha da manteiga sem sal.
Leve para assar em uma assadeira, com o forno em temperatura média de 180ºC, até que os panetones dourem.

Receita de panetone caseiro 01

Pronto, você terá panetones caseiros para saborear com toda família neste natal. E você também pode fazer panetone caseiro para vender aí na sua região, e com isso ganhar uma renda extra neste final de ano.

Dica especial: Substitua a mesma quantidade de frutas e uvas por gotas de chocolate, e você terá um delicioso chocotone caseiro para celebrar o natal com toda família.

Receita de panetone caseiro 04

2 comments

  1. boa tarde!

    Esses ingredientes da pra fazer quantos panetones?

    • Olá Jhonata, dá pra vocês fazer dois panetones de tamanho grande, ou vários de tamanho pequeno, conforme as forminhas que você utilizar aí na sua casa. Abraços.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top