Novidades
Capa » Uncategorized » Como fazer papel machê em 7 passos

Como fazer papel machê em 7 passos

Saiba como fazer papel machê, que é muito utilizado no artesanato para produzir peças decorativas como vasos, bonecas e máscaras há mais de 2 mil anos.

Uma das receitas básicas para modelagem de diversos objetos artesanais, como vasos, máscaras e bonecos é com o uso do papel machê. O papel machê é uma massa muito simples e fácil de fazer, que é obtida com uma mistura de papel umedecido em água, juntamente com cola.

E esta massa que é produzida pelo papel machê é bem maleável, permitindo assim a modelagem de vários objetos, que depois de secos, se tornam lindas peças, que podem ser lixadas e pintadas com muita criatividade e liberdade.

Origem do papel machê

O papel machê foi criado pelos chineses há mais de 2 mil anos atrás, onde posteriormente foi levado para Europa, onde era utilizado para produção de objetos de decoração, em países como França e Inglaterra. E foi na França que surgiu seu nome, papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado.

O papel machê também foi bastante utilizado na Itália, para produção de máscaras de carnaval, e até uma igreja foi construída com papel machê, na Noruega, e esta obra durou 37 anos em perfeitas condições de conservação, sendo posteriormente demolida.

Como fazer papel machê 10

Dicas para fabricar papel machê

Abaixo separamos as dicas para produzir papel machê em casa:

1. Pegue um jornal (ou outro pedaço de papel) e pique-o todo em tiras bem fininhas;
2. Mergulhe o jornal em uma bacia com água (2/3 de água para cada 1/3 de papel picado), e deixe o papel de molho de um dia para o outro;
3. No outro dia, esfarele e amasse o jornal úmido com as mãos, para que ele se torne uma massa homogênea;
4. Faça pequenas bolas de massa com as mãos, ou dentro de uma toalha de pano, e aperte bem para retirar todo excesso de água;

Como fazer papel machê 11

5. Coloque toda massa seca em uma vasilha, amasse para esfarelar e adicione cola branca (30 g de cola para cada 500 g de papel);
6. Mexa bem a mistura com as mãos, até que a cola fique bem aderida ao papel amassado;
7. E pronto você já tem papel machê para soltar toda sua criatividade no artesanato.

Como fazer papel machê 12

E para lhe ajudar, separamos no vídeo abaixo o passo a passo para fazer papel machê em casa, e também as dicas para produzir uma tigela bem simples para colocar plantinhas em casa:

Trabalhos artesanais feitos com papel machê

Confira abaixo alguns modelos de artesanato criativos que podem ser feitos com o uso de papel machê. Lembrando que você pode soltar sua imaginação e produzir diversos modelos de artesanato com o uso do papel machê aí na sua casa:

Como fazer papel machê 9

Como fazer papel machê 8

Como fazer papel machê 7

Como fazer papel machê 6

Como fazer papel machê 5

Como fazer papel machê 4

Como fazer papel machê 3

Como fazer papel machê 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top