Novidades
Capa » MDF e Madeira » Como pintar artesanato em MDF

Como pintar artesanato em MDF

Veja as dicas para pintar artesanato em MDF, e com isso tenha uma ótima fonte de renda extra aí na sua casa.

Como pintar artesanato em MDF 1

O MDF é um produto feito com fibras de madeira, muito leves e fáceis de trabalhar, e que são prensadas e utilizadas para fabricação de diversos produtos, como móveis, partes automotivas, stands, maquetes, e também produtos artesanais e de decoração.

E no artesanato o MDF é utilizado como a peça base, que depois de lixada e pintada, ganha formas e cores muito criativas, tornando assim uma simples peça de madeira em um lindo objeto decorativo para o lar.

Dicas para pintar objetos artesanais em MDF

Embora o MDF seja um produto fácil e barato de trabalhar, nem sempre sabemos ao certo como pintá-lo da forma adequada. Por isso fizemos este artigo contendo as principais dicas para pintar o MDF, e assim criar trabalhos artesanais belíssimos e que podem ser vendidos aí na sua região.

Veja abaixo as dicas para realizar uma boa pintura artesanal em peças de MDF, como caixinhas, porta jóias, vasinhos, dentre outros:

1. Na hora de comprar a base em MDF, verifique se ela não possui nenhuma imperfeição ou falhas nas emendas da madeira;

2. Antes de iniciar a pintura, lixe toda a peça com uma lixa fina (lixa nº 200 ou superior), e depois limpe a peça com um pano para retirar toda sujeira. Com isso você vai ter uma peça bem lisa e pronta para pintura;

Como pintar artesanato em MDF 11

3. Compre pincéis e tinta de qualidade, para que o trabalho artesanal tenha um resultado muito melhor;

4. A tinta acrílica é ideal para pintura em MDF, mas você pode utilizar tinta de tecido, porém, terá que aplicar mais demãos na peça;

5. Tintas escuras também exigem mais demãos de tinta;

6. Deixe cada demão de tinta secar por pelo menos 3 horas, para poder aplicar outra demão de tinta;

7. E ao final da pintura, aplique uma camada de verniz para dar brilho e proteger a peça em MDF por muitos anos.

Como pintar artesanato em MDF 2

E para lhe ajudar no aprendizado, separamos este vídeo abaixo, que mostra o passo a passo da pintura de uma caixinha em MDF, e depois você pode utilizar a mesma técnica para produzir outros trabalhos manuais aí na sua casa:

Modelos de artesanato em MDF

Abaixo separamos várias peças artesanais em MDF que podem inspirar sua pintura em casa. E o bom do artesanato em MDF é que você pode produzir peças lindas para venda, e que dão uma boa renda extra todos os meses:

Como pintar artesanato em MDF 10

Como pintar artesanato em MDF 9

Como pintar artesanato em MDF 8

Como pintar artesanato em MDF 7

Como pintar artesanato em MDF 6

Como pintar artesanato em MDF 5

Como pintar artesanato em MDF 4

Como pintar artesanato em MDF 3

21 comentários

  1. Amei as explicações e as dicas de como pintar um material MDF! Amei amei amei *-*

  2. Gostei muito! Obrigada

  3. cleidimar aparecida de almeida

    eu gosto muito de artesanato prociplamanenete as caixas meus parabéns pelo o trabalho sue

  4. Muito obrigado pelas dicas.Estou no começando no ramo e isso me ajudou bastante.

  5. Bonitos trabalhos, eu faço artesanato decorativo em crochet, arraiolos. Estou a escrever para propor a vendas dos meus trabalhos a quem quiser e me puder ajudar porque estou a precisar imenso, sou de PORTUGAL- PORTO- VILA NOVA DE GAIA.

  6. Amei muito obrigado a vcs

  7. Adorei a explicação, foi de grande valia.
    Gostaria de saber no caso de uma caixa com divisórias, como faço para passar a base branca dentro das divisórias, preciso lixar dentro também?
    Agradeço pela atenção!

    • Olá Ale, olha lixar é sempre bom para aderir melhor a tinta, e também ajuda a remover o brilho da madeira. Mas se for uma peça já trabalhada, pode ser que apenas a tinta já de conta de um bom resultado. Uma dica é aplicar uma tinta base mais clara, lixar um pouco, e depois aplicar a cor finalizada para um bom resultado. Abraços e boa sorte.

  8. Boa noite! Alguém sabe como remover betume do mdf?

    • Olá Fabiola, desculpe a demora em responder. Bom fui pesquisar e uma solução que encontrei foi lixar novamente a peça, para depois pintá-la novamente. Não sei se é a melhor alternativa, mas talvez seja um caminho a seguir. Abraços e boa sorte. E mais uma vez desculpe-nos pela demora.

  9. Oi gostei das dicas poderia me tirar essa duvida
    Comprei um kit higiene para pintar e minha mae se empolgou e pintou mais ele ficou manchado posso lixar e fazer uma nova pintura?

    • Olá Ariane, creio que você possa lixar e pintar novamente sim, e tente usar uma marca de tinta diferente, pode ser que não fique mais manchado desta forma. Abraços e boa sorte.

  10. Olá, também gostei muito das explicações! Obrigada.
    Uma dúvida que tenho é se existe alguma tinta que tenha secagem rápida para um trabalho de dinâmica de grupo e que fique bonita no mdf.
    Obrigada

    • Olá Sueli, muito obrigado pelo carinho! Bom em geral as tintas spray tem um tempo de secagem bem rápido, de alguns minutos após a aplicação, mas a dica é fazer alguns testes em casa antes de levar o material para a dinâmica de grupo, mas saber mais sobre o tempo de secagem, e também a aplicação adequada, que vem sempre descrita nas embalagens, e que requer um pouco de prática nas primeiras vezes, com uma distância de 15 cm da superfície, sempre em ângulo. Abraços e boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top