Os cupins parecem que surgem do nada, e o prejuízo de conviver com esses insetos pode ser grande.
Nos meses de novembro até março é a época da acasalação e então eles saem da toca e a proliferação é muito maior. Não é fácil encontrar onde ficam os cupins, eles vivem em colônias, e formam verdadeiras galerias dentro da madeira, gostam de comer celulose e por isso ficam na parte mais úmida e escura, o centro.
Depois que comem a madeira os cupins liberam fezes que se parecem muito com pó de madeira, e com esse pó podemos identificar que ali tem cupins.
Caso encontre fezes de cupins com uma cor bem escura, quase que preta, é porque são bem antigas, elas ficam cada vez mais escuras com o tempo.
Bater na madeira e procurar lugares ocos onde a casca da madeira está fininha pode se ter uma noção de quanto já foi afetada. Chocalhar a madeira ouvirá um barulhinho lá dentro.
Alguma dicas muito simples podem ser feitas enquanto ainda está no inicio de pequenos focos:
O Vinagre: Pode ser usado puro ou diluído com água , sendo ambas as partes iguais . Pulverize o local infestado com a ajuda de um fraco com esguicho.
Óleo de Laranja:
O simples contato com óleo de laranja já mata os cupins , e pode ser usado com tranquilidade, não é toxico e não agride o meio ambiente. Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou farmácia de manipulação, ele é recomendado somente para pequenos focos.
Querosene: Também é uma boa opção para eliminar cupins , mas por ser um produto tóxico deve ser usado com cuidado. Para usa-lo é só passar no local atingido.
Óleos Lubrificantes ou Desengripantes ( como o famoso WD40) . A própria embalagem spray facilita a aplicação, mesmo nos cantinhos mais difíceis. Como estas substancias grudam no corpo dos insetos , eles acabam morrendo sufocados.Para casos mais extremos é ideal usar um inseticida próprios para cupins.
Você vai precisar de Inseticida liquido (chamado de Jimo) água ráz e óleo lubrificante de motor de carro.
Essa mistura deve ser usada com cuidado e com luvas, também um frasco com um bico comprido para aplicar bem dentro da madeira.
Misture uma porção igual de cada produto, em seguida faça uns dois furos no local mais infestado e aplique bem dentro da madeira todo conteúdo feito.
Essa é a ultima alternativa , e realmente funciona, caso não acabe e resolva o problema, só com dedetização.