Novidades
Capa » MDF e Madeira » Como fazer pintura craquelê em MDF

Como fazer pintura craquelê em MDF

Saiba o que é a técnica de pintura em craquelê, e veja como é simples e fácil realizar esta técnica para pintura de seus trabalhos manuais em MDF.

Uma das técnicas de pintura muito utilizadas por quem trabalha com artesanato em madeira e MDF é a técnica do craquelê. Esta técnica é feita de forma a criar pequenas rachaduras na pintura, de modo que a peça tenha um aspecto de tinta envelhecida e gasta, o que dá um destaque todo especial no artesanato.

Para realizar esta técnica, que também é conhecida como craquelado, é utilizado um verniz craquelador, que é espalhado sem aquele retoque, e uma combinação entre tintas de tom claro e escuro, que ajudam a criar as rachaduras na pintura.

Como fazer pintura craquelê em MDF 001

E a técnica pode ser utilizada para realçar peças artesanais bem variadas, como caixas de jóia, abajures, molduras de quadros e até móveis antigos, dando a eles vida nova e prolongada por anos.

Como fazer pintura craquelê em MDF 008

Técnica de pintura em craquelê

Neste vídeo você confere as dicas e o passo a passo da artesã Danielle Claro França, para fazer a pintura craquelê em sua casa, de forma simples e bem prática, com o uso de três técnicas muito especiais:

E depois você pode utilizar esta técnica para criação de diversos trabalhos artesanais em MDF aí na sua casa, e com isso ganhar uma boa renda extra mensal.

Objetos pintados com craquelê

Separamos abaixo algumas ideais de objetos artesanais que você pode pintar com as técnicas do craquelado, que vão deixar cada peça em estilo único e muito especial:

Como fazer pintura craquelê em MDF 010

Como fazer pintura craquelê em MDF 009

Como fazer pintura craquelê em MDF 007

Como fazer pintura craquelê em MDF 006

Como fazer pintura craquelê em MDF 005

Como fazer pintura craquelê em MDF 004

Como fazer pintura craquelê em MDF 003

Como fazer pintura craquelê em MDF 002

10 comentários

  1. Adoro artesanato, podem me enviar ideias!

    • Olá Giovana, estamos sempre postando novidades em nosso portal, então dá uma conferida nas novidades que postamos recentemente, e ficamos aguardando suas sugestões sobre dicas de trabalhos artesanais. Abraços.

  2. Oi eu sou charles gostou muito de pinta quere saber como compra mais barato

    • Olá Charles, olha para comprar mais barato a dica de ouro é pesquisar. Conheça várias lojas que vendam as tintas de que precisa, tanto lojas físicas quanto as lojas da internet. Aqui em São Paulo as lojas Armarinhos Fernando são um exemplo de lojas que vendem tintas para artesanato, mas há muitas mais em todo país. Outra dica é comprar potes de tinta maiores, em especial de tintas base (tinta branca ou em cores mais claras) que você use com mais frequência, e deixar para comprar tintas específicas só conforme a demanda de trabalhos mesmo. Espero ter lhe ajudado. Abraços e boa sorte.

  3. curto sempre a pagina de vcs e amooooo!!!!!

  4. Deise Aparecida Fonseca

    Olá! Adorei a pintura em craquelê. Gostaria de saber se você tem cursos aqui em São Paulo e se você tem apostilas sobre a pintura em craquelê. Obrigada. Bjos.

  5. NADIA DAL CASTEL BAYER

    Oi tudo bem Parabéns pela pintura muito bonita tenho uma empresa faço pinturasem eucalipto e grapia tem como fazer nesse tipo de madeira nobre. Sou de Bento Gonçalves RS

    • Olá Nadia, muito obrigado pelo carinho. Bom não sei lhe informar, mas creio que seja possível sim, talvez com uma boa preparação da madeira, lixando e aplicando a base acrílica dê certo sim. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Scroll To Top