Novidades
Capa » Reciclagem » Reciclar óleo de cozinha

Reciclar óleo de cozinha

Hoje a maioria das pessoas usam óleo vegetal para cozinhar, não só as pessoas, mas restaurantes e muitos outros locais. Mas, como fica quando eles estiverem sujos e não puderem mais serem aproveitados.

Sabemos que o óleo sujo não devem ser jogados na pia ou vaso sanitário, pois eles vão atingir a rede esgoto e cair nos rios e mananciais. Muito prejudicial ao meio ambiente.

O meio legal para descarte desse óleo é recupera-lo, podendo ser utilizado para fazer tinta, sabão, asfalto entre outros. A quantidade de óleo utilizado em residências é pequena se compararmos com os utilizados em restaurantes, hospitais, lanchonetes e outros locais.

Existem cooperativas que limpam o óleo e vendem para industriais que vão reutiliza-los para se tornarem outros produtos.

Acreditem! apenas um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água potável. Além do que, se chegar aos rios causa prejuízo na oxigenação e iluminação dos mesmos. Além de entupir a rede de esgoto como já mencionamos.

Muitas pessoas usam o óleo que seria descartado para fazer sabão. A execução da receita é simples e pode ser feita em casa.

Sabão em pedra rápido ( menos de 30 segundos)

Ingredientes:

  • 6 litros de óleo usado
  • 1 litro de soda líquida
  • 1 litro de detergente de coco desses comprados em casa de produtos de limpeza, não coloque mais nada.

Despeje dentro de um balde de plástico. Não mexa.

  • Pegue outro balde e despeje a mistura dentro por 4 vezes (trocando de balde) não mais que isso, senão fica muito duro e não dá tempo de tirar do balde.
  • Despeja em uma caixa de papelão, espera alguns minutos e corte.

Para dar cheiro coloque um pouco de pinho sol, mas para usar na pia prefiro sem cheiro. E tenham muito cuidado ao lidarem com soda, use luvas e não deixar crianças por perto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Scroll To Top