Novidades
Capa » Artesanato » Dicas para ganhar dinheiro trabalhando com artesanato

Dicas para ganhar dinheiro trabalhando com artesanato

Trabalhar com artesanato pode garantir um bom dinheiro todos os meses, mas para isso é importante seguir algumas destas dicas especiais.

Dicas para ganhar dinheiro trabalhando com artesanato 001

A cada dia que passa nós do portal Artesanato e Reciclagem tentamos trazer para vocês leitoras e leitores do site várias dicas sobre como trabalhar com artesanato, que podem lhes ajudar a ganhar um bom dinheiro todos os meses através da criação e venda dos trabalhos artesanais.

Porém, nem sempre ganhar dinheiro com artesanato é uma tarefa fácil, principalmente para quem está começando nesta área e ainda não achou um campo específico para seguir. E pensando nisso separamos algumas dicas que podem lhes ajudar a ganhar dinheiro trabalhando com artesanato em casa.

Como ganhar dinheiro trabalhando com artesanato

Nossa primeira dica é se dedicar aquilo que faz, e isso requer muita pesquisa, trabalho duro e também não desistir nas primeiras tentativas (e com certeza serão muitas até você se aprimorar na área em que deseja seguir).

Dicas para ganhar dinheiro trabalhando com artesanato 007

Aliado a dedicação vem a escolha da área aonde você quer trabalhar, que no artesanato pode envolver o trabalho com tecidos, EVA, reciclagem, MDF, dentre outras. Esta escolha tem uma relação intima com a dedicação, pois o trabalho artesanal tem que, acima de tudo, te trazer alegria em tudo que você for criar, pois quando se trabalha com o que se gosta, o trabalho se torna muito mais gostoso.

Depois de escolhida sua área, é importante realizar várias pesquisas para saber qual peça artesanal você vai criar, como por exemplo bolsas de caixa de leite, flores de tecido, bijuterias, etc. Esta pesquisa é importantíssima para que você possa aprimorar suas técnicas, e também conheça os vários materiais que irá utilizar para confecção de seus trabalhos, como a tesoura, cola quente, régua e pincéis.

Dicas para ganhar dinheiro trabalhando com artesanato 004

Com a pesquisa você vai ganhando prática e experiência em sua área, e daí é importante criar modelos exclusivos, e que chamem atenção para seus trabalhos artesanais, principalmente para atrair sua clientela.

Crie também um catálogo de produtos, que pode ser feito com fotos em uma pasta, ou mesmo modelos em exposição aí na sua casa, para que os clientes possam sentir seu trabalho, e com isso tenham interesse na compra.

E tenha em casa uma planinha para anotar quantos materiais foram utilizados em determinados trabalhos, e também a relação dos clientes. Lembre-se que organização é super importante para ter uma visão mais ampla de seus negócios.

Dicas para ganhar dinheiro trabalhando com artesanato 003

Onde posso vender meus trabalhos artesanais

A parte das vendas de artesanato merece um capítulo a parte, principalmente porque existem várias formas de vender os trabalhos artesanais, como internet, feiras de artesanato, lojas especializadas, porta a porta, etc.

Mas antes é importante calcular por quanto você irá vender seus produtos, e isso deve levar em conta o custo com os materiais, e também o tempo gasto para confeccionar cada peça. Aqui um cálculo simples é, primeiro some os valores do material gasto, e depois estipule um valor pela sua hora de trabalho. Daí some ambos, e acrescente mais um percentual para outros gastos, como transporte para buscar materiais, energia gasta e até imprevistos, e com isso você terá uma base de preço para seus trabalhos artesanais.

Dicas para ganhar dinheiro trabalhando com artesanato 006

Daí para iniciar suas vendas comece oferecendo para amigos e parentes mais próximos, mesmo que isso pareça algo clichê. Aqui o foco é a propaganda, que é a alma do negócio, e quando oferecemos nossos produtos para quem conhecemos, mesmo ele não comprando, poderá divulgar para outras pessoas sempre que alguém perguntar.

Outra opção é a venda em feiras de artesanato ou mesmo diretamente em lojinhas que trabalhem com estes produtos, porém é importante lembrar que nestes casos o preço tende a ser menor, pois o vendedor também deverá ganhar seu lucro com a revenda. E para quem optar pelas vendas na internet, pode fazer seu próprio site ou blog de divulgação dos produtos, ou mesmo vendê-los em sites de vendas pela internet, como Mercado Livre ou Elo7 (lembrando que em alguns deles é cobrada uma taxa pelo anúncio ou pela venda).

Mais algumas dicas importantes

Quando trabalhamos com artesanato é comum reaproveitar materiais, ou mesmo economizar alguns deles, só que esta prática não deve interferir nunca na qualidade do produto, que deve ser impecável em todos os detalhes possíveis.

Dicas para ganhar dinheiro trabalhando com artesanato 008

Não deixe seus materiais chegarem ao final para comprar novos, o ideal é ter sempre uma boa reserva para eventuais pedidos de última hora.

Cumpra sempre seus prazos de entrega, para que seus clientes possam comprar outras vezes, e também indicar seus trabalhos para outras pessoas. E ao receber clientes esteja bem apresentável, pois o marketing pessoal também faz a diferença na hora das vendas, e demonstra a qualidade do trabalho.

Dicas para ganhar dinheiro trabalhando com artesanato 002

Foque sempre na melhora de seus trabalhos, e nunca deixe de inovar nas formas de criar seu artesanato. Isso produzirá aperfeiçoamento em seus trabalhos artesanais, e também atrairá mais clientes para compra de seus produtos.

E vale sempre lembrar que somente com muito esforço e trabalho duro se consegue alcançar objetivos na vida. Por isso nunca desistam de seus sonhos e de suas metas, pois elas garantirão que vocês tenham um futuro promissor com o artesanato em suas vidas.

6 comentários

  1. Lindo o artigo, com ótimas dicas!

    Parabéns

    • Obrigado pelo carinho e pelos elogios amigo Adriano, e torcemos para que nossas dicas possam sempre lhe ajudar, cada dia mais. Abração.

  2. Muito boas as dicas, vou seguir os conselhos. Gosto muito de artesanato pricipalmente de crochê. Mas material reciclavel é uma boa idéia.

  3. Muito bom o seu conteúdo.Meu nome é Gabriela, sou costureira e recentemente encontrei uma forma de vender produtos na internet para aumentar minha renda como costureira clique no meu nome que tenho um vídeo onde explico detalhadamente.

    Um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top