Novidades
Capa » Reciclagem » Como fazer Tsuru – O pássaro da boa sorte

Como fazer Tsuru – O pássaro da boa sorte

Saiba como fazer um lindo Tsuru. E tenha em casa ou presenteie seus amigos com uma dobradura de papel, que é símbolo de saúde, felicidade e boa sorte.

Como fazer Tsuru 1

O origami é uma arte milenar japonesa de dobradura de papel, para criar diferentes figuras e formas, sem que o papel seja cortado novamente ou colado de alguma forma.

Seu nome é formado pelas palavras oru, que significa dobrar, e kami, que significa papel.

O Tsuru

E uma das figuras mais tradicionais do origami japonês é o Tsuru, uma ave milenar sagrada que podia viver por mil anos.

Este tsuru é uma dobradura de papel que representa o pássaro grou, que possui um grande porte, plumagem em cor cinzenta, branca e castanha, e que é característico da América do Norte, Europa, Ásia, África e o norte da Austrália.

A lenda do Tsuru

Conforme uma tradição japonesa, quem faz mil tsurus de origami consegue realizar um desejo especial. E esta lenda ganhou maior notoriedade após a morte de Sadako Sasaki.

Quando Sasaki tinha 2 anos, Hiroshima sofreu o ataque da bomba atômica. Apesar dele não ter sofrido danos, quando tinha 12 anos, durante uma prova de corrida, ele teve um episódio muito forte de tonturas e cansaço, e os médicos o diagnosticaram com leucemia.

Nesta época sua melhor amiga Chizuko lhe ensinou a fazer Tsurus, e lhe disse que se fizesse mil deles poderia realizar um desejo. Ele então começou a fazer os tsurus juntamente com sua amiga e familiares que o visitavam, mas acabou falecendo antes de completar os mil tsurus.

E devido ao seu exemplo de perseverança, foi erguida uma estátua do jovem Sasaki segurando um tsuru dourado, com a colaboração de diversos voluntários que arrecadaram dinheiro para o projeto. E nos pés da estátua está gravada a mensagem:

“Esse é o nosso grito. Essa é a nossa reza. Paz no mundo!” Por isso o tsuru carrega consigo o desejo de saúde, felicidade e boa sorte para as pessoas.

Como fazer Tsuru 4

Como fazer Tsuru

E para lhe ajudar a fazer um lindo tsuru, separamos abaixo um vídeo tutorial, que mostra todas as etapas de origami deste lindo símbolo da paz.

Uma dica especial: use uma folha branca, e pinte um dos lados dela com giz de cera ou lápis, para que o tsuru tenha uma coloração bem diferenciada e muito criativa.

Como fazer Tsuru 3

E o legal é que você pode fazer seus tsurus para presentear seus amigos, ou juntar toda família para fazer os mil tsurus, e com isso distribuir muita paz para seu lar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top