Novidades
Capa » Personalização » Como fazer papel reciclado caseiro

Como fazer papel reciclado caseiro

Saiba como fazer papel reciclado caseiro, e com isso reaproveite folhas de papel usadas aí na sua casa, de forma simples e bem prática.

Como fazer papel reciclado caseiro 01

Hoje nossa dica é para reaproveitar aquelas revistas antigas que estão jogadas no canto da sala, caixas de ovos da feira de domingo, ou outros papéis usados que você tenha em casa, e que não sabe ao certo o que fazer com eles.

Nossa dica é para lhe ensinar a fazer papel reciclado caseiro, que pode ser usado para fazer diversos objetos artesanais, como agendas ou marcadores de página. E você ainda vai contribuir com o meio ambiente, através da reciclagem sustentável em casa.

Passo a passo para fazer papel reciclado caseiro

E para fazer papel reciclado aí na sua casa você vai precisar de:

1. Papel de qualquer tipo (mas não pode ter resíduos de comida e nem sujeira);
2. Cola branca;
3. Água;
4. Balde;
5. Bacia grande;
6. Xícara;
7. Pedaços de pano;
8. Tela de nylon fina (pode ser usada uma meia fina);
9. Percevejos;
10. 2 Molduras do tamanho que você deseja sua folha de papel (pode ser usada uma moldura de quadro, daquelas vendidas em lojas de pechincha);
11. Liquidificador.

Modo de preparar seu papel reciclado

Como fazer papel reciclado caseiro 06

Primeiro pegue a tela de nylon, e prenda-a em uma das molduras com os percevejos, para que ela fique bem firme. Esta tela será usada para modelar as folhas de papel reciclado.

Depois pique o papel em pedaços bem pequenos, e coloque-os de molho no balde com um pouco de água. Deixe o papel amolecendo por 24 horas. Após as 24 horas, é hora de montar as folhas de papel.

Como fazer papel reciclado caseiro 02

Para isso pegue uma xícara desta massa de papel, coloque no liquidificador, e adicione 2 litros de água. Junte a mistura duas colheres de cola branca, e bata tudo até que a mistura fique bem homogênea. Quanto mais você bater a mistura, mais fino será o papel.

Despeje esta mistura na bacia. E agora junte as duas molduras, uma sobre a outra, e mergulhe-as na bacia. Este processo vai fazer a massa grudar na tela de nylon, e assim sua folha de papel reciclado começara a tomar forma.

Como fazer papel reciclado caseiro 03

Retire a moldura de cima, e vire a folha de papel molhada sobre o pedaço de pano. Deixe que o pano absorva um pouco da água do papel reciclado, e depois pendure a folha para secar no varal ou deixe em um local arejado até que a folha fique bem seca.

E pronto, suas folhas de papel reciclado estarão prontas para uso.

Dicas especiais

Você pode fazer papel reciclado com todo tipo de papel, mas para isso é necessário que eles estejam bem limpos e livres de poeira. E para um resultado melhor, separe os papéis da mesma cor, e assim terá folhas de papel reciclado com tonalidade semelhante.

Como fazer papel reciclado caseiro 05

E para ter folhas de papel reciclado coloridas, você pode adicionar algumas gotas de anilina na hora de bater a mistura no liquidificador, ou alguns pedaços de papel colorido na massa, com o de caixas de ovo ou de frutas.

Com isso você terá papel reciclado aí na sua casa, gastando pouco e reaproveitando papéis que antes eram jogados fora. E você pode usar o papel reciclado para fazer envelopes, cadernos, blocos de notas, ou mesmo rascunhos para seus filhos soltarem toda sua criatividade na hora de desenhar.

Como fazer papel reciclado caseiro 04

10 comentários

  1. maria eduarda maia

    é muito facil de fazer…eu e meus colegas estamos fazendo e deu certo…

    • Puxa que ótima notícia Maria Eduarda, continue assim e vocês terão um ótimo material para fazer diversos trabalhos artesanais. Abraços.

  2. Parabéns!!! Vc é uma artista. Não entendo pq preciso de 2 bastidores. Qual é o material da telinha? Eu mesma consigo esticar a tela no bastidor retangular, porque me parece que tem várias gramaturas na tela. Se vc puder me responde fico muito grata, bjos e até…

    • Puxa obrigado pelo carinho Rosa Maria. Olha o uso dos dois bastidores é para dar uma gramatura mais fina ao papel, pois quando você pressiona um bastidor no outro, as telas ficam mais próximas, e depois é só apoiar algo para retirar a água, e o papel ficará mais fino. A telinha pode ser feita de nylon, e também com o uso de meias finas, e você mesma pode esticar sim a tela nos bastidores, no tamanho que desejar. Aqui elas são usadas para prender o papel, permitindo que a água saia e o papel fique aderido, e assim ele vai secar de forma uniforme. Abraços e volte sempre.

  3. Por favor onde eu encontro tela de naylon para fazer o papel reciclado? Obrigada!

    • Olá Gilda, olha acredito que em lojas de materiais para artesanato, como a Armarinhos Fernando, você consegue encontrar esta tela. Abraços.

  4. Olá! Adorei o texto e as dicas, mas fiquei com uma dúvida!
    Sobre a tela, qual seria a lineatura (de quantos fios) mais indicada para fazer papel?

    • Olá Ge Costa, obrigado pelo carinho. Olha você pode usar uma tela de náilon bem fininha, ou aquela tela de silk screen, para ajudar na modelagem do papel. Espero ter ajudado. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top