Novidades
Capa » Garrafa PET » Dicas para reutilizar material reciclado

Dicas para reutilizar material reciclado

Separamos neste artigo dicas sobre como utilizar objetos comuns para fazer artesanato, e com isso incentivar a reciclagem e preservar o meio ambiente.

Dicas para reutilizar material reciclado 00

Uma das principais metas de nosso site é demonstrar como é simples e fácil reutilizar objetos de nosso dia a dia, como latas ou potes vazios, para produzir artesanato de qualidade, e que além de garantir uma renda extra, ainda ajuda a preservar o meio ambiente.

E segundo pesquisa realizada pela Associação de Empresas de Limpeza Pública – Abelpe, que foi publicado no início deste ano, o Brasil produz atualmente 61 milhões de toneladas de lixo anualmente, o que é bem mais elevado do que o tamanho do crescimento populacional. E se esta realidade não for mudada, em breve teremos lixo em excesso que irá prejudicar ainda mais nosso meio ambiente.

A reciclagem e o artesanato caminham juntos

Por isso cabe a nós todos incentivar a reciclagem de diversos objetos de nosso dia a dia, seja com o envio para centros de reciclagem em nossa cidade, ou mesmo em casa, com a criação de objetos artesanais muito úteis, práticos e criativos.

Também é importante sabermos ao certo como separar adequadamente todo o lixo que produzimos, para jogar fora apenas o que realmente não puder ser reaproveitado.

Dicas para reutilizar material reciclado 03

Dicas para reaproveitar todo material reciclado

E para definirmos melhor o que pode ou não pode ser reciclado, o importante é seguirmos este lema:

“Antes de jogar fora, temos que tentar criar algo novo com cada item.”

Isso pode ser aplicado com todo lixo não orgânico que produzimos em nossa casa, lembrando que lixo orgânico fica classificado como restos de comida, e também papel descartado no banheiro, dentre outros.

Já outros itens, como latas, garrafas PET, potes, vasos, móveis, e tantas outras coisas, podem ser reutilizados e com isso ganhar novos ares, se tornando algo útil e muito mais proveitoso.

Dicas para reutilizar material reciclado 06

Dicas importantes sobre limpeza ou descarte de materiais

Vale lembrar que antes de usar estes objetos, deve-se primeiro lavá-los bem, para que resíduos e sujeira seja removida, e com isso o trabalho artesanal tenha mais qualidade.

Dicas para reutilizar material reciclado 04

Porém, é importante dizer que alguns objetos, como embalagens de veneno, defensivos agrícolas, pilhas, baterias, motores e lâmpadas que possuam gazes ou líquidos devem ser descartados em local apropriado, que é informado nas embalagens ou nas lojas onde você comprou cada um destes produtos.

Dicas para reutilizar material reciclado 02

E antes de modificar um objeto que utilize eletricidade para funcionar, é importante procurar um técnico especializado para lhe orientar sobre possíveis choques elétricos, como é o caso do tubo de monitores e televisores, ou mesmo bobinas de carro, que podem dar choque se forem abertos de forma inadequada.

Dicas para reutilizar material reciclado 01

Objetos feitos de material reciclado

Abaixo separamos alguns objetos que foram feitos com o uso de material reciclado, e que lhe ajudarão a ter uma boa idéia do que fazer aí na sua casa:

Dicas para reutilizar material reciclado 15

Dicas para reutilizar material reciclado 14

Dicas para reutilizar material reciclado 13

Dicas para reutilizar material reciclado 12

Dicas para reutilizar material reciclado 11

Dicas para reutilizar material reciclado 10

Dicas para reutilizar material reciclado 09

Dicas para reutilizar material reciclado 08

Dicas para reutilizar material reciclado 07

Dicas para reutilizar material reciclado 05

2 comentários

  1. a seriedade de reciclagem tem quer ser encarada por todos e repassado ,isso é muito importante!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Scroll To Top