Novidades
Capa » Tecido » Como cuidar e conservar camurça e chamois

Como cuidar e conservar camurça e chamois

Em primeiro lugar procure escolher as peças que não soltam tintas. Faça o teste do provador: pegue a peça escolhida e esfregue em sua pele e veja se ela não deixou marca de tinta. As cores mais fortes apresentam o problema com mais frequência. Embora a tecnologia hoje esteja bem avançada para fixar a anilina no couro, as cores mais fortes como a preta quase sempre soltam um pouco de tinta.

Atente para o cheiro, ele é importante para detectar a qualidade do couro. Os curtumes de renome colocam substancias perfumadas à matéria prima. A peça com recortes devem ser minuciosamente verificadas para que não apresentem retalhos diferentes uns dos outros. Normalmente costumam ser mais baratas.

Olhar a instrução da etiqueta

Olhe sempre a etiqueta do fabricante, nela vem escrito amaneira correta de utilização e limpeza do produto e ainda a maioria tenta se eximir de qualquer responsabilidade contendo na etiqueta a advertência: LAVAR A SECO.

As cores mais claras costumam manchar menos, mas sujar mais, mesmo assim são mais fáceis de serem removidas. Quanto mais aveludada a textura e melhor caimento do tecido, melhor é a sua reputação e maior o seu valor.

Quando as peças ficam por guardadas muito tempo correm o risco de surgirem marcas dos cabides, portanto, coloque sempre uma proteção nos cabides no local dos ombros para evitar essas marcas.

Cuidados com a camurça e chamois

Tanto a camurça quanto o chamois precisam de ventilação para não mofar. Pelo menos uma vez por mês é aconselhável deixa-las tomar ar em um local arejado e à sombra.

Se for sapatos a melhor maneira de guardá-los é em sacos de pano.

Se forem cintos é melhor pendurá-los ao invés de guardá-los enrolados.

No caso de camisas, calças e casacos devem ser envolvidos com panos leves e nunca em capas ou sacos plásticos.

Ao usar uma camisa de camurça ou chamois coloridos prefira não usar lingeries de cor clara para que não fiquem manchadas.

Procure não molhar suas peças de camurça ou chamois, quando molhados, podem desenvolver fungos e mofar. Caso molhe, seque com uma toalha, deixe secar à sobra, o sol deixa o couro duro.

Os resíduos de suor ou desodorante podem ser retirados com um pano levemente úmido. Lembre-se deixe secar muito bem.

Para lavar procure uma lavanderia especializada.

Para tirar as manchas de óleo coloque talco e deixe por 24 horas, depois tire com uma escova macia.

Marca de caneta esferográfica não sai.

Caso apareça alguma mancha esbranquiçada, raspe um lápis da mesma cor e espalhe. Nunca use detergente, sabão ou tira-manchas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Scroll To Top