Novidades
Capa » Reciclagem » Garrafas de vidro no artesanato

Garrafas de vidro no artesanato

Confira um pouco mais sobre como utilizar garrafas de vidro no artesanato, e veja alguns modelos lindos de trabalhos artesanais feitos com garrafas de vidro

As garrafas de vidro vem sendo utilizadas ao longo dos anos para armazenar alimentos e bebidas de forma segura, e sem transmitir gosto aos alimentos. Ela é feita em vários tamanhos e modelos, e sempre acabamos por tê-las em casa paradas após o uso, sem sabe ao certo o que fazer com elas.

E uma das maneiras de reaproveitar estas garrafas de vidro, que podem ser de refrigerante, azeite, molhos, bebidas alcoólicas, dentre outras, é com o artesanato, que nos ajuda a criar lindas peças decorativas e muito úteis, e que ainda nos ajuda a contribuir com a preservação ambiental.

Garrafas de vidro no artesanato 014

Dicas de artesanato com garrafas de vidro

Existem várias formas de criar lindas peças de artesanato com o uso das garrafas de vidro, e o primeiro passo é a limpeza das garrafas, que deve ser feita para retirada de impurezas e cheiro dos alimentos.

Depois com o uso das técnicas adequadas dá para fazer com as garrafas de vidro o corpo de bonecas de argila, papel marche ou biscuit; vasos de mesa com pedras coloridas em seu interior; luminárias de mesa; copos artesanais; e muito mais.

Garrafas de vidro no artesanato 007

E uma destas técnicas é a pintura das garrafas de vidro, que ajuda a transformar garrafas usadas e sem graça em lindas peças decorativas para toda casa.

Para ver mais de perto como é simples pintar suas garrafas de vidro, separamos este vídeo de Pádua Bastos, que ensina as técnicas e a maneira correta de pintar uma garrafa de vidro em casa:

Cortando garrafas de vidros com segurança

Outra técnica muito utilizada por quem trabalha com garrafas de vidro é o corte da garrafa, que pode ser feito com o uso de barbante, álcool e água. E para demonstrar como é feito este corte separamos o vídeo abaixo, de Iberê Thenório, que ensina o passo a passo para um corte perfeito no vidro, e também a forma segura de fazer este procedimento:

Após o corte, é importante deixar a garrafa esfriar por uns minutos antes de despejar a água fora, para que o vidro inteiro não fique trincado e rachado, e depois é preciso lixar bem a beirada da garrafa de vidro, para evitar acidentes e ter um trabalho com acabamento especial. E para colar o vidro podem ser utilizadas as colas para vidro, que podem ser colas UV ou a base de metacrilato.

Garrafas de vidro no artesanato 009

Cuidados importantes ao trabalhar com vidro

1. Sempre que vocês forem trabalhar com artesanato em vidro, é importante o uso de luvas e óculos de proteção, para evitar acidentes aí na sua casa;
2. Ao utilizar álcool ou substâncias inflamáveis, esteja sempre em um local aberto e arejado;
3. Não deixe o álcool próximo de fontes de calor ou mesmo do vidro aquecido, para evitar acidentes;
4. Manuseie cacos de vidro com um alicate para não correr o risco de se machucar.

Modelos de artesanato feito com garrafas de vidro

E abaixo separamos mais alguns modelos de artesanato com garrafas de vidro para inspirar suas criações artesanais, que podem gerar uma ótima renda extra mensal:

Garrafas de vidro no artesanato 001

Garrafas de vidro no artesanato 013

Garrafas de vidro no artesanato 012

Garrafas de vidro no artesanato 011

Garrafas de vidro no artesanato 010

Garrafas de vidro no artesanato 003

Garrafas de vidro no artesanato 008

Garrafas de vidro no artesanato 006

Garrafas de vidro no artesanato 005

Garrafas de vidro no artesanato 004

Garrafas de vidro no artesanato 002

10 comentários

  1. Rejane Mara Leiria

    Adorei . Trabalho com crianças e adolescentes no Cras.Centro de referencia de Assistencia Social em Balneario Piçarras.Vou realizar esse trabalho com todos. Parabens.

    • Obrigado pelo carinho Rejane, que bom que nossas dicas vão lhes ajudar nesta jornada. Que Deus abençoe imensamente, abraços e mais uma vez obrigado.

  2. Naidia Maria Domingues

    Belíssimas ideias… A genialidade dos qualificados, nos proporcionam um encantamento singelo…Parabéns!

  3. Muito legal o trabalho de vices parabéns amei tudo estou me inpirando em vices.

  4. adorei as dicas. Mora em Praia onde3 existe muito material para ser reciclado. vou dar inicio a um projeto com as crianças aqui na ilha de itamaracá-PE. abraço amiga.

    • Puxa que notícia bacana Suely, boa sorte com este projeto, e muito bom saber que pudemos lhe ajudar de alguma forma. Abraços e que Deus lhes abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Scroll To Top