Novidades
Capa » Jardim » Adubos caseiros para seu jardim: 2 tipos eficientes

Adubos caseiros para seu jardim: 2 tipos eficientes

Saiba como reaproveitar cascas de frutas e legumes para adubar seu jardim caseiro. E veja também uma receita bem simples para produzir uma farinha de casca de ovo, que ajudará suas plantas a crescerem fortes e saudáveis.

Nossa dica especial de hoje é para quem possui um jardim caseiro, e quer dar mais vida e disposição para todas as suas plantinhas. Separamos neste artigo algumas dicas muito úteis para produção de adubo natural caseiro, que pode ser obtido com o uso de cascas de frutas e legumes, que possuem vitaminas e sais minerais muito importantes para saúde das plantas.

Outra dica bem especial é nossa receita de farinha feita com casca de ovo, que é rica em sais minerais, que ajudam no crescimento e fortalecimento das plantas de todos os tamanhos. Vamos conferi-las:

Casca de frutas e legumes para adubar seu jardim

Uma boa dica para adubar seu jardim caseiro é o uso de cascas de banana cortada em pequenos pedaços. Elas são ricas em fósforo e potássio, que são muito nutritivas para as plantas.

Outras cascas, como a da cenoura, do chuchu, da batata, da abóbora, dentre outras leguminosas, também são uma ótima opção para adubar seu jardim. E os legumes são ótimas fontes de vitamina para as plantinhas, além de deixá-las muito mais bonitas e viçosas.

adubos+caseiros+para+jardim2

Adubo caseiro.

Hidratação com água das flores e do cozimento

E quem ganha flores no final de semana, e as coloca em jarros, também pode se beneficiar de sua água após as flores murcharem. Esta água vai acumulando os nutrientes das flores, que você pode utilizar para regar as plantinhas de seu jardim.

Você também pode utilizar a água do cozimento dos legumes para regar suas plantinhas, desde que nela você não tenha colocado sal, óleo ou temperos. Esta água absorve muitos nutrientes e minerais liberados pelos alimentos na hora do cozimento, e que podem beneficiar seu jardim caseiro.

adubos+caseiros+para+jardim4

Adubo com casca de ovo.

Farinha de casca de ovo

Outro adubo caseiro muito bom para todos os tipos de plantas do seu jardim é o uso da farinha feita com casca de ovo, que é rica em nutrientes e minerais indispensáveis para o bom crescimento das plantinhas.

E para fazer a farinha de casca de ovo em casa você deve primeiro colocá-las para secar na sombra, pois o sol pode fazer com que o nitrogênio das cascas seja perdido com o calor em excesso. Faça isso logo após o consumo, para evitar o mau cheiro.

adubos+caseiros+para+jardim

Preparar o abudo com casca de ovo.

Depois que as cascas estiverem secas, você pode guardá-las em um saco de pão. Serão necessários pelo menos 12 ovos para produção de sua farinha caseira.

Quando tiver juntado muitas cascas de ovos, amasse-as com cuidado dentro do saco de pão, para que os pedaços fiquem menores. Agora é só colocar as cascas de ovos em um liquidificador e bater até que você obtenha um pó fino, que é muito mais fácil de ser absorvido pela terra de seu jardim. Esta farinha com casca de ovo pode ser armazenada em um pote de vidro com tampa, e armazenada em um local fresco.

adubos+caseiros+para+jardim3

Adubo caseiro.

E para aplicar no seu jardim, basta uma colher de café em vasos pequenos, e duas ou três nos vasos maiores, que já é suficiente para beneficiar suas plantas. E a adubação pode ser repetida a cada 40 dias, caso seu jardim ainda necessite de uma boa adubação.

Aprendeu como fazer um bom adubo caseiro?

44 comentários

  1. Bom dia. A casca de ovo transformada em pó é muito rico em nutrientes para as plantas e ao mesmo tempo que você esta triturando as laminas do seu liquidificador estão sendo afiadas.

  2. Simplesmente amei as dicas ! Sempre achei um desperdício jogar as cascas de legumes fora, quando fazíamos comida para os cães as usavámos, mas depois da ração …. já a casca de ovos sempre usei, só que não assim, como farinha, eu apenas triturava e colocava na terra. Obrigada por compartilhar !!!!!

    • Puxa muito obrigado pelo carinho Luzia, estamos sempre buscando dicas para ajudar a vocês, leitoras e leitores de nosso site. Abração, volte sempre!

  3. Bem legal, gosto de cultivar plantas e estava querendo uma forma de adubacao pratica e eficiente, deixo aqui meu agradecimento!

  4. muito bom amei de coraçao.

  5. com tantas coisa rui acontecendo no mundo estas pequenas coisa como jardinagem nus tras um refrigerio, muito obrigado. site muito especial

    • Puxa José, obrigado pelo carinho com nosso trabalho, tentamos sempre lhes trazer dicas que possam ajudar no dia a dia, e ficamos muito felizes com comentários assim. Grande abraço!!

  6. Eu gostaria de saber se o fato de colocar as cascas de frutas e os legumes diretamente na terra não irá criar bichos… Como larvas por exemplo… Eu posso misturar em um pouco de terra e acrescentar? Estou tentando fazer uma horta suspensa, mas meu oregano está amarelando, o coentro morreu, estou lutando para salvar minha hortelã rsrs!

    • Olá Éliti, obrigado pela visita. Sim você pode realizar esta mistura junto com um pouco de terra, principalmente se sua hortinha ficar do lado de fora, para evitar insetos. Talvez se as plantinhas estiverem morrendo, seja necessário usar algum adubo ou vitamina para renovar a terra, e para isso procure uma floricultura perto de sua casa, e eles terão produtos para lhe indicar, para que a terra seja mais saudável para as plantinhas. Abraços e boa sorte.

      • Eu também tive a mesma dúvida. Se as cascas de frutas e legumes fazem com que a mistura crie larvas?

        • Olá Odile, olha um lugar que pode ajudar a sanar esta dúvida é enviá-la para equipe do programa Globo Rural neste link: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/03/como-falar-com-o-globo-rural.html, via sempre o programa aos domingos, e vi que eles respondem muitas dúvidas de leitores no ar. Acho que é uma boa alternativa. Abraços e boa sorte.

        • Boa tarde! Vi que essa é uma dúvida de algumas pessoas e decidi responder baseado em minha experiência. Sou apaixonada por hortas, plantas e animais. Moro numa casa com quintal e tenho uma horta legal. Desde que me mudei para esta casa eu faço assim: cavo um pouco a terra da horta, coloco as cascas e cubro tudo com a terra, o que aparece muito são as minhocas que ajudam no processo de adubação da terra. Aqui nunca vi nenhum outro bicho surgir, mas não deixem descoberto, senão poderão surgir ratos e baratas. Sempre cave um buraco e enterre as cascas.

  7. a farinha de casca de ovo serve para cactos se nao poderia me fala algum adubo bom para eles que sege fácil de fazer ?

    • Olá Aurenio, olha pelo que pesquisei a casca de ovo não é indicada para cactos, pois contém nitrogênio, e a plantinha não é muito adepta a ele. Uma solução que você pode fazer está neste vídeo da Nô Figueirero, que vai lhe ensinar como fazer substrato para cactos e suculentas aí na sua casa: https://www.youtube.com/watch?v=HxWfEyDWxYk. Abraços.

  8. Bom dia, adorei as dicas plantei maracujá doce em casa e estou com umas plantas lindas, vou usar esse adubo natural, obrigada.

  9. Jose Raimundo de Melo Neto

    Bom Dia Amigos,

    Não vou deixar uma resposta mas gostaria de receber uma dica sobre uma mangueira enxertada que eu tenho em meu quintal. Já tentei de quase tudo caseiro e a mangueira não se desenvolve, agora secou as folhas cairam e até os galhos secaram.

    Ficarei no aguardo.

    Obrigado

  10. Podemos utilizar também cascas de limão e laranja? Eu uso sempre mas vi numa reportagem que não é aconselhado. Vocês sabem de algo a respeito?

  11. posso bater as cascas dos legumes no liquidificados e jogar nas plantas?

  12. Ola bom dia! gostei muito da seu site gostaria de dicas para fazer um jardim suspenso para apartamento.Pode ser?

  13. Oi, adorei a dica!!
    Adoro plantas!
    Como devo cuidar a Palmeira? Pois a mibha ta ficando queimada.
    Muiyo obrigada

  14. Oi, adorei a dica!!
    Adoro plantas!
    Como devo cuidar a Palmeira? Pois a mibha ta ficando queimada.
    Muiyo obrigada.

  15. Adorei essas dicas, vou experimentar algumas! Encontrei também este post:http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-fertilizante-caseiro-24753.html, que tem informações muito boas sobre isto.

  16. Parabéns!!! ótimas dicas.
    Grande abraço.

  17. Gostaria de saber se posso usar a semente de maracujá junto com as casacas de legumes? Tem algum problema?

    • Olá Fernanda, olha não creio que tenha problema não. A dica é faça o teste ao menos em um pequeno pedacinho do jardim para ver os resultados. E torço para dar tudo certo. Abraços.

  18. Já adubei com casca de legumes, já fiz substrato com elas, já fiz com casca de ovo, borra de café que é rica em nitrogênio é realmente tem um diferencial. A gente acha que é só plantar na terra, mas o caso diferente do solo, não tem nutrientes, então precisamos enriquecer essa terra para que as plantas possam crescer. Estou assistindo muitos vídeos e vendo muitos posts como esse para cada dia mais ter minha horta caseira, produtos orgânicos e de alta qualidade, livres de agrotóxicos

    • Puxa muito bacana Luiz, é isso mesmo, sempre pesquisar novas dicas para deixar as plantas com mais vida, de uma forma prática e que utilize sempre recursos naturais. Abraços e obrigado por sua contribuição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top